DISCIPLINA + DESAPEGO = CONSTÂNCIA

No primeiro capítulo dos Yogasutras, escritura clássica do Yoga, Patañjali, seu autor, cita que os alicerces para se chegar à meta do Yoga - a cessação das instabilidades mentais - são a disciplina e o desapego. O resultado da conjunção dessas duas características é a CONSTÂNCIA. A conquista de qualquer tipo de objetivo depende da constância. Todas as pessoas bem-sucedidas, seja em que área for, foram pessoas constantes, que se esforçaram disciplinadamente em seus objetivos. Portanto, usaram a constância como uma arma poderosa.

Somos seres imediatistas, esse é o maior Inimigo da constância. Nossa cultura nos orienta a trabalhar estimulados pela motivação, pela força de vontade. Elas são boas indutoras, mas não são duradouras. Criar objetivos e fazer o planejamento inicial é fácil, a motivação nasce nesse momento. Porém, sem a constância, nada progride.

Mas como desenvolver a constância?!
Vou compartilhar o caminho que tenho trilhado para chegar em meus objetivos. São ideias que podem ser adaptadas à sua vida, pois não existe fórmula mágica para nada nesse mundo! Somos seres sempre muito distintos um do outro, é importante considerar essas diferenças. Mas não custa experimentar, certo?!

1° - É necessário ter autoconsciência.Você se conhece, conhece sua própria história? Aquilo em que você quer usar a constância, é algo realmente importante para você?! Ou tenta chegar a um objetivo traçado pelos outros para você?! Descubra o que realmente você quer, descubra o que você ama!

2° - Porém, quando criamos projeções sobre nossos objetivos, nosso cérebro produz apenas visão do perfeito, do dando certo, do que queremos ver. Faça o "advogado do diabo", contate outras pessoas que sejam de muita confiança para você, peça que elas critiquem o processo. Pense em tudo o que pode dar errado e de que forma vc vai agir se acontecer, para ter certeza se é aquilo mesmo que quer e para se preparar para os abalos que naturalmente vão acontecer até o alcance do seu objetivo.

3° - Embora haja o objetivo final, a conquista onde você quer chegar, ESQUEÇA DELA! O que você faz para chegar ao seu objetivo deve ser feito não pelo objetivo, e sim pela própria ação! Isso se chama DESAPEGO! Atenha-se ao que se deve fazer, à ação constante que te levará ao resultado.

4° - Faça um planejamento estratégico simples baseado na análise feita anteriormente. O objetivo principal fracionado em tarefas fáceis. À medida em que for cumprindo as tarefas mais simples, vá traçando tarefas levemente mais difíceis para o alcance do objetivo principal. Você vai se sentir criando forças! 

5° - Anote o planejamento estratégico e as tarefas fracionadas. Use uma agenda, seja de papel, seja eletrônica. Esta deve ser consultada diariamente, dependendo do objetivo e das tarefas, mais de uma vez ao dia! Coloque a execução dessas tarefas junto de algo que você já faz. Por exemplo: se seu objetivo é meditar diariamente (o que eu super recomendo!), conecte essa tarefa a algo, como por exemplo a hora de escovar os dentes pela manhã. Você pode colocar um lembrete bem do lado da pasta de dentes. Terminou de escovar, sente para meditar!

6° - Use a técnica dos "21 dias". Citando como exemplo a meditação novamente, quando eu quis começar a meditar todos os dias, utilizei esta técnica: meditei todo dia, fizesse chuva ou fizesse sol, por 21 dias seguidos. Nesses 21 dias, se falhasse um dia que fosse, eu começava a contar o tempo todo novamente!
Não há pesquisas científicas específicas sobre esse tempo de 21 dias, mas alguns profissionais já citam um bom tempo para se criar um hábito, entre 21 e 60 dias. Isso significa que você transfere a atividade consciente e planejada, mais trabalhosa de executar, para o seu funcionamento automático, que demanda bem menos esforço.

7° - Tenha como exemplo uma ou mais pessoas que alcançaram aquilo que você busca. Não para você se comparar a eles ou elas, mas para que você se espelhe. O seu ponto de comparação deve ser unicamente você. Compare-se com o seu dia anterior, com a semana anterior e veja o quanto progrediu de lá em diante. você verá o quanto cresce dessa forma, se motivando para continuar o seu caminho!!

Adoraria que daqui a alguns dias (mais de 21, de preferência) você me contasse como foi a sua experiência de desenvolvimento de constância! Te espero! 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog