Você não faz ideia do que sejam aqueles sons e músicas usadas nas práticas de Yoga? Que língua é aquela? O que quer dizer? Para quê serve?

Mas uma coisa é certa: ao vocalizar mantras, um certo estado de concentração e paz acontece.

Mantra é uma palavra em sânscrito que significa "ferramenta mental" - man/mente tra/ferramenta - é uma vibração sonora que potencializa o foco mental, nos levando a estados mais profundos de consciência. Um dos mantras mais famosos é o OM,  que é considerado o som da criação do Universo, ou o som do Absoluto. Nos primórdios da história do Yoga, o discípulo era orientado por um guru, que escolhia qual mantra o mesmo deveria usar em suas meditações, de acordo com as necessidades do praticante.

Focar em um som curto, que pode tanto ser vocalizado em voz alta, sussurrado ou vocalizado mentalmente (manásika), é uma das mais poderosas técnicas de meditação. Essa técnica foi explorada há milênios pelos primeiros Yogis e desenvolvida até os dias de hoje. Agora a ciência ocidental começa a explorar seus efeitos.

Em um dos muitos estudos de neurociências sobre o efeito desse tipo de meditação, publicado no Journal of Cognitive Enhancement, pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suíça,  puderam perceber os efeitos das vocalizações de mantras. Eles mediram a atividade de uma região do cérebro chamada "rede de modo padrão". Quando essa região está hiperativa, significa que a mente está errante, distraída, desfocada.

Um grupo de indivíduos participou de duas semanas de práticas de Yoga - 6 sessões de 90 minutos, onde os 11 minutos finais eram compostos de meditação com vocalização de mantras. O mesmo grupo também foi estimulado a tocar os dedos de forma ritmada em um teclado de quatro  botões, como uma outra forma de manter o foco e a atenção. Porém as redes de modo padrão foram muito mais suprimidas durante a meditação com uso de mantras, que reduziu drasticamente o efeito das distrações mentais.

Ao vocalizar mantras então conseguimos silenciar a mente discursiva, aquelas conversas internas paralelas que nos distanciam da nossa Natureza Verdadeira, nos permitindo lidar muito melhor com os estressores do dia-a-dia!

Mas um ponto fundamental da meditação com mantras é a consistência! Uma boa prática de Yoga finalizada com meditação, orientada por um bom professor, praticada com regularidade, mais a prática diária da meditação em casa, vai gerar o benefício desejado, foco do Yoga - o Autoconhecimento - e junto com ele muitos efeitos, como o controle do estresse, depressão e ansiedade, foco e concentração! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog