Você tem a sensação de que o mesmo problema se repete em sua vida constantemente? Que você tenta sair de um círculo vicioso sem sucesso? Luta com todas as suas forças, gasta a sua energia, mas não consegue progredir em determinados assuntos, de todas as dimensões da vida?

Esses processos trazem desgaste emocional, infelicidade, insatisfação. Durante toda a nossa existência, muitas impressões são gravadas em nossa mente. Tudo aquilo que nós captamos através de nossos sentidos são gravados, e quanto maior a intensidade, maior é a impressão. Quanto mais você recebe estímulos referentes a um assunto, um processo, maior será sua influência em seu comportamento. No Yoga essas gravações mentais são chamados Samskaras, e os comportamentos gerados por essas impressões são chamados Vásanas.

Um exemplo bastante bobo: muitos de nós ouvimos na infância que deixar o chinelo virado causaria a morte da mãe. Às vezes ouvimos poucas vezes, outros ouviram constantemente. Essa impressão - samskara – pode ter sido tão forte que, mesmo inconscientemente, pessoas criaram o comportamento de desvirar chinelos – vasana - mesmo depois de adultas, mesmo sabendo que chinelo virado não mata mães...

Quanto menos conscientes estamos, quanto mais "ligados no automático", quanto mais acelerado é nosso dia-a-dia, menos poder temos para atuar no que é gravado em nossa mente. Nós ocidentais evitamos a solidão, palavra essa tida como pejorativa, na maioria das vezes. Para evitá-la, para evitar o silêncio, criamos um vício pandêmico em estímulos sensoriais, dificultando ainda mais o processo de Autoconhecimento. 

O Yoga, através de suas técnicas, leva o praticante, gradativamente e prazerosamente, ao estado de silêncio mental - meditação - ideal para o reconhecimento de seus movimentos mentais. O Sádhana - a prática diária de Yoga - é o momento de releitura e reflexão sobre os seus samskaras: o praticante toma o controle sobre eles, podendo excluir os prejudiciais e incluir o que julgar benéficos para si, modificando conscientemente seus hábitos, seus comportamentos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog