É isso mesmo que você leu! O estresse tem sofrido injustiças nos últimos anos... muitos profissionais da saúde bradam: "acabe com o seu estresse"! "Destrua esse vilão"! "Viva sem estresse"! Mas é exatamente assim?!

Analisando o estresse, você vai entender que muitas vezes sua vida foi salva por ele!

Sabe aquele momento de distração em que você atravessa a rua?! E quando percebe, o semáforo abriu?! O que faz seu coração e sua respiração acelerarem para nutrir seus músculos para aquela corrida necessária, é o estresse!

Em todos os momentos onde nosso corpo e nossa mente precisam agir rapidamente para proteger nossa vida, o estresse está atuando. Até mesmo nos amimais! É necessário o estado de estresse para que uma manada fuja de seu predador. E aqueles que não conseguem, viram alimento!

Até mesmo se estivermos feridos, teremos energia para fugir ou lutar, caso isso seja necessário. Pois o processo de estresse faz inclusive o corpo ignorar possíveis dificuldades para manter-se vivo. Melhor terminar de lesar uma articulação ferida para facilitar a fuga do que morrer com a articulação protegida, não é?!

O grande problema então não é o estresse. Nas práticas sérias de Yoga, ninguém vai deixar de tê-lo por perto! O problema é deixar com que o estresse pontual e absolutamente natural e saudável se torne crônico! Tudo, absolutamente tudo em excesso, faz mal!

No nosso dia-a-dia de preocupações, vivemos alertas o tempo todo, como se fôssemos uma presa sendo constantemente vigiada pelo predador, preparados para o pior o tempo todo. O coração acelerado na maior parte do tempo, respiração rápida e superficial, músculos tensionados, cérebro pouco irrigado e oxigenado. Pronto, apresento a você o estresse crônico!

Praticando Yoga você exercita o Autoconhecimento, o principal objetivo da prática. Conhecendo-se, entendendo como sua mente, seu corpo e suas emoções funcionam, você começa a perceber que as preocupações das nossas rotinas, na grande maioria das vezes ilusórias, são geradas graças à nossa ansiedade. Que a visão pessimista do nosso passado é gerado muitas vezes pela depressão. E essa falta de clareza quanto à nossa existência faz o estresse se instalar de forma contínua, minando nossa saúde, qualidade de vida e bem-estar!

Faça as pazes com o seu estresse! Pratique Yoga!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog